Regras do jogo
- Introdução ao Poker Texas Hold’em
- Objetivo do jogo
- Valor das jogadas
- Como jogar o Texas Hold’em
- Potes múltiplos
- Partida de 2 jogadores
- Controles
- Opções de mesa
- Rankings por pontos
Introdução ao Poker Texas Hold’em
O Poker Texas Hold’em (ou poker descoberto) é a variação mais popular desta classe de jogos de cartas. Ao contrário do Poker fechado (“Draw Poker”), são distribuídas somente 2 cartas para cada jogador mais 5 cartas viradas para cima que são mostradas ao longo da partida.
Em Click Jogos podem jogar de 2 a 9 jogadores que podem entrar ou abandonar uma mesa mesmo se a partida estiver em curso.
Neste jogo são utilizadas todas as cartas do baralho francês exceto o joker ou curinga.
Objetivo do jogo
O principal objetivo do jogo é apostar e ganhar o maior número de fichas possível. As apostas se acumulam, e ganha o pote o jogador com a melhor combinação de cartas. Também é possível ganhar se os demais jogadores se retiram.
Valor das jogadas
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Sequência Real: 5 cartas seguidas do mesmo naipe do 10 ao Ás.
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Sequência de cor: 5 cartas seguidas do mesmo naipe. O Ás pode formar uma sequência com o Rei e com o 2 (a carta de menor valor).
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Poker: 4 cartas iguais.
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Full: 3 cartas iguais mais outras 2 iguais. Isto significa, um trio e um par. Em caso de empate, ganha o que tem o trio mais alto.
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Cor: 5 cartas do mesmo naipe.
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Sequência: Igual a sequência de cor mas não é necessário que as 5 cartas sejam do mesmo naipe.
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Trio: 3 cartas iguais.
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Dois pares: Dois pares de cartas iguais. A jogada formada por 8♠ 8♣ A♠ A♣ é chamada de “a mão do homem morto”.
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Par: Um par de cartas iguais.
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Carta mais alta: O Ás é a carta mais alta.
Como jogar o Texas Hold’em
Na primeira partida, se designa de forma aleatória o jogador que será o dealer (marcado com a letra “D”), que servirá de referência para saber quem começa a jogar.
Big Blind e Small Blind
Antes de distribuir as cartas, são realizadas apostas obrigatórias a “blind”. Esta aposta recebe esse nome porque o jogador a lança sem ver suas cartas.
- A Small Blind ou cega pequena, é lançada pelo jogador à esquerda do dealer. Esta corresponde a metade da aposta mínima.
- A Big Blind é lançada pelo próximo jogador da esquerda, e corresponde à aposta mínima.
Depois disto, são distribuídas 2 cartas para cada jogador e começa a primeira rodada de apostas. Nesta rodada, começa a falar o jogador que estiver à esquerda da “big blind”.
Cada jogador no seu turno poderá cobrir a aposta (“Cubro”), aumentá-la (“Aumento...”) ou retirar-se (“Corro”). Quando as apostas são igualadas, passa-se à rodada seguinte (flop).
No caso de que todos se retirem do jogo exceto um, este ganha automaticamente a partida.
Flop, Turn e River
O flop é a segunda rodada de apostas, em que são colocadas três cartas viradas para cima sobre a mesa. Estas cartas são comuns para todos os jogadores. Inicia-se, então, outra rodada de apostas, mas desta vez começa o jogador à esquerda do dealer (que apostou “small blind”).
Nesta e nas seguintes rodadas, cada jogador poderá apostar baseando-se na jogada que tenha. É possível fazer qualquer combinação de cartas com 2 das suas mais as cartas comunitárias da mesa.
O turn é a terceira rodada de apostas, em que é colocada uma 4ª carta visível para todos.
O river é a última rodada de apostas, em que é colocada uma 5ª e última carta sobre a mesa.
Final da partida
Se no final da partida do Texas Hold’em ficarem 2 jogadores ou mais, ganha o jogador que tiver a melhor jogada de 5 cartas entre as suas e as que estiverem sobre a mesa. No caso de empate, o pote é repartido.
Potes múltiplos
É possível gerar múltiplos potes se os jogadores ficarem sem fichas. Serão criados 2 ou mais potes dependendo das apostas que cada jogador tenha lançado.
Exemplos: há 3 jogadores com 40, 30 e 10 fichas respectivamente. Se o jogador com 40 fichas for com tudo e os demais quiserem cobrir a aposta, 2 potes serão generados: um de 30 fichas (10 fichas x 3 jogadores) e outro de 40 fichas (20 fichas x 2 jogadores). O primeiro jogador ficará com 10 fichas já que ninguém poderá cobrir a aposta.
Partida de 2 jogadores
Quando o jogo é composto de 2 jogadores, o dealer faz a “small blind” e começa a apostar na primeira rodada. O contrário apostaria a “big blind”.
A partir do “flop”, as rodadas de apostas começam pelo jogador que já apostou a “big blind”.
Controles
- Aposto
- Inicia as apostas com a quantidade indicada.
- Cubro...
- Iguala as apostas que lançaram os outros jogadores. Por exemplo, “cubro 100 fichas”.
- Subo...
- Iguala as apostas dos demais e ainda sobe a quantidade indicada. Isto obriga os outros jogadores a cobrir a aposta ou passar.
- Passo
- Se ninguém aposta numa rodada, é possível “passar” o turno ao jogador seguinte sem apostar. No entanto, se alguém lançar uma aposta, os demais jogadores são obrigados a cobrir, apostar ou desistir.
- Corro
- Indica que deseja retirar-se do jogo e “não cobrir” as apostas dos outros jogadores. Muito útil se considera que não tem cartas boas o suficiente para continuar no jogo, ainda que perderá tudo que tiver apostado até o momento.
Na aba ajustes é possível personalizar várias opções do jogo. Por exemplo, é possível colocar as blinds automaticamente.
Por que há robôs jogando? Para que servem?
Em alguns jogos, quando um jogador perde a conexão durante a partida, um robô o substitui até que volte a entrar. O jogador tem uma margem de uns minutos para regressar à partida e continuar jogando.
Finalizar a partida de forma amistosa (anular partida)
Alguns jogos têm a opção de finalizar a partida de forma amistosa. Se isso ocorrer, a partida será anulada. Isto é, os jogadores não ganharão nem perderão pontos e essa partida não contará no ranking nem nas estatísticas. Além disso, as fichas apostadas são devolvidas a cada jogador (exceto se forem penalizados por abandono).
Para anular uma partida, um dos jogadores deve clicar no seguinte botão . Todos os jogadores devem estar de acordo em que a partida finalize, caso contrário a partida continuará.
O robô não é levado em conta nas votações para finalizar uma partida de forma amistosa.
Opções de mesa
As opções de mesa são escolhidas pelo chefe de mesa (o primeiro jogador que se senta na mesa e que tem uma estrela junto ao seu avatar).
Para ver ou modificar as opções de mesa clique em . As opções de mesa podem ser modificadas antes de começar a partida ou entre as partidas. Se o ícone ficar vermelho indica que o chefe da mesa está mudando alguma das opções.
- Tempo de jogada
- Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
- Competir por pontos e fichas.
- Permite jogar partidas competitivas. Desative esta opção para praticar (não ganhará nem perderá fichas, não obterá conquistas e não subirá de nível).
- Mesa privada.
- Se esta opção estiver ativa, somente poderão sentar-se os jogadores convidados ou amigos. Veja também: Como convidar outros jogadores para jogar na sua mesa.
- Permitir público.
- Outras pessoas poderão entrar na mesa para ver a partida e bater papo. Veja também: Público durante as partidas
- Limite de aposta
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- Sem limite (no limit). Não há limite na aposta máxima que pode lançar um jogador no seu turno.
- Limite fixo (fixed limit). O jogador, no seu turno, só poderá apostar o valor da “big blind”. A partir do “turn”, este valor é dulpicado.
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Limitado ao pote (pot limit). O jogador poderá aumentar a aposta com no máximo a soma do que estiver na mesa, incluindo o pote central e o que foi apostado pelos demais jogadores nessa rodada.
Exemplo (pot limit): existe um pote central com 10 fichas, um jogador foi com 5 fichas e outro com outras 5 fichas. O seguinte jogador poderá subir sua aposta no máximo de 20 fichas.
- Aposta mínima (big blind)
- Indica o valor da big blind e a aposta mínima que um jogador pode fazer. Veja também: O que são as fichas, como posso consegui-las?
- Mínimo de fichas para sentar-se
- É necessário ter esta quantidade de fichas para poder jogar na mesa. Este valor depende da aposta mínima.
- Inscrição Sit and Go
- Disponível só nas salas de torneios. É necessário ter esta quantidade de fichas para jogar em uma mesa Sit and Go. O prêmio da partida é a soma de todas as incrições.
- Intervalo para aumentar as blinds
- Disponível só nas salas de torneios. As blinds (e a aposta mínima) aumentam a cada certo tempo para agilizar a partida.
Ranking por pontos
Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.
Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.
Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 5% do pote).
Os pontos ganhos dependem das fichas ganhas e do número de jogadores.
Fichas ganhas | Pontos |
---|---|
1-1000 | 5 pontos |
1001-5000 | 10 pontos |
5001-25000 | 15 pontos |
25001-50000 | 20 pontos |
50001-100000 | 25 pontos |
100001-200000 | 30 pontos |
200001-400000 | 35 pontos |
400001-600000 | 40 pontos |
600001-1000000 | 45 pontos |
1000001-2500000 | 50 pontos |
2500001-5000000 | 55 pontos |
+5000001 | 60 pontos |
Aposta inicial. | Pontos extra |
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2 jogadores | +8 pontos |
3 jogadores | +12 pontos |
4 jogadores | +16 pontos |
... | ... |
8 jogadores | +32 pontos |
9 jogadores | +36 pontos |
Além disso, todos os jogadores ganham 2 pontos extra em cada rodada em que tenham feito uma aposta.
Se um jogador abandonar a partida, simplesmente perderá as fichas que havia apostado (não há penalização). No caso de desconexão geral durante uma partida, as fichas serão devolvidas aos jogadores nos dias posteriores.